CURSO

Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento realiza formatura do Curso de Comandos de Força Aérea

O curso foi realizado em diferentes localidades, como Ladário, Rio de Janeiro, Manaus, Petrolina e Natal
Publicada em: 20/07/2023 15:19
Imprimir
Fonte: GITE, por cabo Júlio
Edição: Agência Força Aérea

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG), realizou, no dia 12/07, a formatura de conclusão do Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA), presidida pelo Chefe da Subchefia de Preparo Operacional Terrestre, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, e pelo Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri. O curso teve duração de 89 dias e foi realizado em diferentes localidades, como Ladário (MT), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Petrolina (PE) e Natal (RN). Formaram-se seis militares, sendo dois oficiais e quatro graduados, todos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O Curso de Comandos de Força Aérea tem o objetivo de proporcionar aos discentes conhecimentos que os capacitem a cumprir missões de operações especiais, compreendendo instruções sobre Reconhecimento Especial, Guiamento Aéreo Avançado, Ação direta e Contraterrorismo, entre diversos outros temas dos campos militar e aeronáutico. Durante três meses, os alunos participaram de atividades nos mais diversos ambientes operacionais do país, como selva, mar, caatinga, pantanal, montanha e área urbana, sendo testados tanto na condição física quanto psicológica.

Durante a cerimônia de encerramento, o Comandante do PARA-SAR, Major de Infantaria Rafael Dias Ramos Loureiro, Pastor 178 - número que representa a contagem dos que conseguem concluir o curso, parabenizou os militares que conseguiram cumprir até o final o objetivo proposto. “Os números refletem o processo de seleção natural, fundamental para o preparo de homens não apenas capazes de desempenhar as mais desafiadoras missões atribuídas, mas, principalmente, que têm o perfil psicológico necessário para persistir neste objetivo, em detrimento de qualquer desafio apresentado”, destacou o oficial.

A formação dos militares

O Curso de Comandos de Força Aérea foi, pela primeira vez, coordenado pelo Grupo de Instrução Tática Especializada (GITE), sediado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN). Atualmente, o GITE é o responsável pelo planejamento e coordenação do Curso de Comandos.

Segundo o Comandante da Organização Militar, Tenente-Coronel Fernando Wilson Silva Do Couto, esta versão do curso contemplou fases realizadas em praticamente todos os ambientes em que os combatentes podem ser designados para atuar no território nacional, como selva, caatinga, montanha e ambientes urbanos. "Apesar do desafio para a organização do curso, viabilizar o treinamento nessa variedade de ambientes torna a formação dos novos 'Pastores', como são conhecidos os integrantes do curso, muito mais completa, e o sucesso na empreitada é motivo de orgulho para a coordenação do curso e para o GITE", concluiu. 

Fotos: GITE

imagens/original/45877/02.jpg
imagens/original/45877/03.jpg
imagens/original/45877/DSC03750.jpg
imagens/original/45877/DSC03809.jpg
imagens/original/45877/DSC03812.jpg